Não é só altura que faz de Fellaini um dos melhores futebolistas no jogo aéreo e tem seis dicas para ajudá-lo a dominar o seu adversário no ar (publicado originalmente na plataforma fourfourtwo):

Encontra o teu espaço na “caixa”

“É difícil encontrar espaço, porque eu sei que a atenção está sempre centrada  em mim quando estou na área. Mas eu estou acostumado a isso agora e a primeira coisa que vou fazer é tentar falar com o árbitro e dizer-lhe para assistir o que está a acontecer dentro da área, para que ele veja como estou a ser “roubado”. O arbitro não pode ver tudo o que está a acontecer, então tu tens que ajudá-lo. Em seguida, quando a bola é jogada na área eu tento libertar-me dos defensores, movendo-me constantemente, para que eu possa colocar a cabeça na bola “.

Desestabiliza o teu marcador

“Se não consegues chegar à bola livremente, tu precisas de segurar o teu defensor sem dar uma falta. Eu  tento sempre ganhar essa batalha com o meu adversário, e é algo que se obtém melhor com a experiência. Eu tento empurrar o defensor um pouco e tentar desestabilizá-lo. Se tu podes começar por ganhar o primeira ou segunda jogada do jogo, vais começar a dominar o defensor. Em seguida, ele vai começar a ficar nervoso.

Tens de ser determinado

“Porque eu sou alto, jogadas de cabeça têm sido sempre um dos meus pontos fortes. Mas não é apenas porque sou  alto.. tu tens que ser mais determinado do que seu oponente. Em Inglaterra é muito difícil de marcar, porque os defensores são muito fortes e tu tem que ser mais agressivo do que eles, e quer ganhar a bola mais do que eles. Então, uma vez que tu tens a cabeça na bola, o poder está em ti”.

Obtém e ganha o o teu timing certo

“Eu trabalho muito no meu tempo de salto, porque o tempo é a coisa mais importante quando tu estas a tentando ganhar uma batalha aérea. Tu deve ser melhor do que o seu adversário no momento de seu salto. No treino eu vou praticar u, grande numero de cabeçadas para golo. É difícil de praticar tanto quando gostaria quado se está a jogar dois jogos por semana, mas sempre que há tempo eu faço isso, e tu deves fazer igual”.

Pensa nos teus companheiros de equipa em jogo

“Não é apenas sobre rematar para golo! Às vezes tu precisas de bater a bola no chão para alguém. Tu tens que julgar cada lance pelo tato, para teres a certeza de dares o poder e a direção certa à bola. Tu também precisas de ter a visão para ver onde seus companheiros de equipe vão, e assim saber para onde tens de dirigir a bola. Mais uma vez tu precisas de trabalhar e de pratica praticar e precisas dos teus companheiros para isso. E, novamente o Timing seu salto é importante mais uma vez, princialmente quando recebes a bola do guarda redes, depois de um longo passe.”

Veja o melhor do belga abaixo:

Melhora a tua força

“Como tu usas o teu seu corpo é importante quando estas em duelos constantes. Alguns jogadores são naturalmente fortes, mas normalmente tens que trabalhar bem a tua força no ginásio. Todos os jogadores do Manchester United trabalham forte no ginásio e e muitas coisas. Tu deves fazer o mesmo incluindo  as tuas pernas e sua parte superior do corpo.”

Espreite a última edição da nossa revista

Há mais de 50 páginas que ainda não conhece - clique abaixo