Ao longo dos últimos anos, o futsal cresceu exponencialmente e teve várias modificações nas suas regras, com o intuito de favorecer o espetáculo e trazer ainda mais espectadores para os seus jogos.

Essas modificações tornaram o futsal um desporto mais dinâmico, com maior número de golos, com passes acelerados, deslocamentos rápidos com e sem a posse da bola, marcação intensa independentemente do local do campo, transições rápidas entre a defesa e o ataque, constante perda e recuperação da posse de bola, com momentos de igualdade e desigualdade numéricas e com alta ocorrência de bolas paradas.

O resultado tem sido excelente, como podemos ver pelos melhores momentos do futsal nos últimos meses, no video abaixo:

A distância percorrida durante uma partida pode variar entre 601 e 8.040 metros dependendo do tempo de participação de cada jogador no jogo, e da sua função tática, porém a distância média percorrida pelos atletas é de 4.313 metros. Alguns estudos preferem definir que a distância média percorrida em uma partida de futsal varia entre 2.602 e 4.949 metros, podendo chegar a valores próximos a 7.977 metros. As diferenças nas técnicas utilizadas para mensurar os deslocamentos nas partidas e a diferença nos níveis das equipas podem explicar a variação nos valores encontrados.

Por outro lado, a intensidade de um jogo de futsal, varia entre 105 metros/minuto  e 160,2 m/min.

Durante o jogo de futsal, os atletas mudam de  ritmo a cada 3,28s, ou seja, realizam em torno de 18 alterções de ritmo de corrida por minuto, totalizando cerca de 470 mudanças por jogo, em média.

As atividades mais frequentes realizadas  são: ficar parado, andar, corrida lenta, deslocar-se lateralmente e deslocar-se de costas, sendo caracterizadas como atividades de baixa intensidade, correr em intensidade média (média intensidade), correr em alta intensidade e realizarsprints (alta intensidade).

No decorrer de uma partida, os atletas realizam cerca de 20 a 26% da distância percorrida  correndo em alta intensidade ou realizando sprints. É uma característica do jogo de futsal a realização de sprints repetidos (3-4) máximos ou próximos do máximo de curta duração (1-3s) intercalados com períodos de recuperação incompleta (20-79s), geralmente menores do que 40 segundos em baixa intensidade. A distância percorrida em cada sprint fica em torno de 6 – 16 metros.

Essas ações ocorrem nas fases decisivas do jogo, concentrando-se no metabolismo anaeróbio, enquanto o metabolismo aeróbio  tem uma grande contribuição para a recuperação dos  de energia entre os períodos de alta intensidade.

Avaliando-se a frequência cardíaca, como parâmetro fisiológico interno da carga competitiva do futsal, verificou-se que a intensidade do jogo é elevada, pois os atletas permanecem a maior parte do tempo em quadra com a intensidade acima dos 85% da frequência cardíaca máxima. Valores bastantes um pouco superiores as modalidades de futebol, basquetebol ou andebol, que por norma não ultrapassa em média os 75 a 82% da frequência cardíaca máxima.

Temos também que os jogadores de futsal apresentaram valores médios de 79,2% VO2máx .

Referencias: Barbero Álvarez JC, Soto VM, Barbero-Álvarez V, Granda Vera J. Match analysis and heart rate of futsal players during competition; Araújo TL, Andrade DR, Figueira Junior AJ, Ferreira M. Demanda fisiológica durante o jogo de futebol de salão, através da distância percorrida; Castagna C, D”Ottavio S, Granda Vera J, Barbero Álvarez JC. Match demands of professional Futsal: A case study.

Espreite a última edição da nossa revista 

Há mais de 70 páginas que ainda não conhece – clique abaixo

Espreite a última edição da nossa revista

Há mais de 50 páginas que ainda não conhece - clique abaixo