Efeito da Idade Relativa” (EIR) encontra-se associado às diferenças físicas e psicológicas entre atletas do mesmo ano de nascimento mas de meses diferentes. De acordo com este efeito, estas diferenças fisiológicas (muito associadas à idade cronológica) conferem vantagem temporária na prática de um determinado desporto aos atletas nascidos nos primeiros meses do ano.

As competições desportivas encontram-se organizadas por escalões etários, procurando desta forma proporcionar às crianças e jovens em formação a possibilidade de competirem dentro de padrões semelhantes de desenvolvimento físico e cognitivo. No Futsal em Portugal, por exemplo, os escalões de formação abrangem normalmente dois anos: Petizes (6-7 anos); Traquinas (8-9 anos); Benjamins (10-11 anos); Infantis (12-13 anos); Iniciados (14-15 anos); Juvenis (16-17 anos); Juniores (18-19 anos), com a contagem da idade a acompanhar o ano civil, a iniciar-se em Janeiro e a terminar em Dezembro.

A diferença de idade cronológica entre um jogador do segundo ano do escalão que nasceu em Janeiro e um jogador do primeiro ano do escalão que nasceu em Dezembro é, neste caso, de praticamente dois anos, pelo que é normal que existam diferenças de desenvolvimento, criando desvantagem aos mais jovens (Penna et al., 2012). Esta questão ganha maior importância nos escalões em que as competições assumem um carácter formal. Se nos escalões lúdicos (até aos Benjamins) se aposta em geral no modelo formativo, de igualdade de oportunidades, com uma formação gradual e integral dos jogadores com objectivos de longo prazo, nos escalões pré-competitivos (Infantis) e, especialmente, nos escalões etários acima deste a aposta é claramente no modelo competitivo, procurando as equipas alcançar o sucesso a curto prazo. No Futsal em…

Leia o resto do texto na nossa revista desportiva GRATUITAMENTE AQUI!

Ou leia, abaixo, esse texto completo na página nr. 38:

Há mais de 70 páginas que ainda não conhece – clique abaixo

Espreite a última edição da nossa revista

Há mais de 50 páginas que ainda não conhece - clique abaixo