Como o conhecido pesquisador Pedro Alvarez definiu em 2012 em “Andebol. Um caminho para o alto rendimento. Visão e Contextos”, o jogo de Andebol “… é constituído por um conjunto de ações acíclicas, realizadas a ritmos de intensidade variável, com intervalos de recuperação incompleta e variados.”

Importa perceber, para melhor perceber o jogo, quais as necessidades físicas por posto específicas. Os dados apresentados resultam da pesquisa do artigo apresentado acima de Pedro Alvarez.

Screen Shot 03-04-16 at 12.20 PM
As necessidades físicas por posto específico dos jogadores de andebol

Como é facilmente compreensivel o  guarda-redes é o posto  que precisa de maiores índices de agilidade de flexibilidade, sendo o pivot aquele onde a velocidade é menos determinante. Relativamente à resistência geral, os jogadores que apresentam maiores índices são os laterais, os extremos e os centrais. Em sentido contrário, o guarda-redes é aquele que apresenta menores índices de resistência geral, pois as suas ações em jogo são na maior parte caracterizadas pelas manifestações de velocidade (reação simples e execução), manifestações explosivas de força, flexibilidade e agilidade.

Por outro lado, o pivot é aquele que apresenta índices superiores, comparativamente aos restantes colegas de equipa. Uma das razões para estes números é a necessidade que tem de suportar choques, rodar muitas vezes com oposição, resistir à passagem dos adversários e até saltar.

Paralelamente, e olhando para os números do guarda-redes, que para esta posição pela necessidade de respostas rápidas mas de curta duração, o sistema predominantemente utilizado é o anaeróbio alático, sendo utilizada a fosfocreatina e o ATP armazenado, como principais fontes de energia.

Os restantes jogadores, utilizam um sistema misto, isto é, os extremos apresentam uma maior utilização do sistema anaeróbio lático, devido à sua maior participação em ações de elevada intensidade, curta duração e com menor tempo de recuperação em comparação com os jogadores da primeira linha e o pivot.

Por fim, podemos concluir então que, os jogadores de Andebol, para produzir energia, utilizam predominantemente o metabolismo anaeróbio. O esforço no andebol caracteriza-se de uma maneira geral por ações explosivas, assim, os jogadores necessitam de produzir energia rapidamente.

Espreite a última edição da nossa revista

Há mais de 50 páginas que ainda não conhece - clique abaixo