Na 252 do Weekly do Observatório de Futebol do CIES analisou os dados da OptaPro para classificar os melhor dribladores dos chamados campeonatos do Big 5 – espanha, Inglaterra, frança, italia e Alemanha –  de acordo com o número de minutos na liga e por dribles bem sucedido nos últimos 365 dias.

Lionel Messi lidera o ranking com um drible a cada 19,2 minutos, à frente de Allan Saint-Maximin (19,8) e Hazard (21,0). A análise inclui apenas jogadores de futebol que jogaram pelo menos 1.800 minutos (1.500 para os atuais jogadores da Bundesliga).

Cinco jogadores que cresceram na França estão entre os oito primeiros: Allan Saint-Maximim, Naïm Sliti, Ousmane Dembélé, Marcus Thuram e Jeff Reine-Adelaide. O jovem prodígio inglês Jadon Sancho é o jogador mais bem colocado entre os que jogam atualmente na Bundesliga, à frente de Ihlas Bebou e do companheiro de equipe Achraf Hakimi. Paulo Dybala lidera o ranking dos jogadores da Serie A, à frente de Rodrigo de Paul e Federico Chiesa.

O belga e atacante do Chelsea Eden Hazard tem a melhor taxa de sucesso entre os jogadores que tentaram pelo menos 100 dribles durante o período considerado (73%). Três outros jogadores tiveram uma taxa de sucesso de mais de 70%: Naïm Sliti, Marcus Thuram e Éver Banega. 

No extremo oposto da mesa estão Roberto Pereyra (43%), Fabián Orellana (44%) e Joshua King (também 44%). 

% de dribles bem sucedidos – Jogos da liga nacional entre 18/02/2018 e 17/02/2019 – Pelo menos 1800 minutos jogados (1500 para os atuais jogadores da Bundesliga)

Espreite a última edição da nossa revista

Há mais de 50 páginas que ainda não conhece - clique abaixo